Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 6 de abril de 2008

Ele não pagou ainda! E agora ?

Controlar o “caixa” parece ser uma tarefa simples, mas todo freelancer que tem certa experiência de vida com isso, sabe que não é. Na hora de fechar um novo projeto, é uma maravilha! Motivação vai a mil, planos, idéias e cronograma são montados.

Tudo perfeito até você entregar o projeto a seu cliente, e, conforme combinado, faltar uma parte do investimento o qual seu cliente pagará numa data tal.


Algumas das vezes, esta data chega, e você de certa forma conta com a verba que deveria entrar, mas por algum motivo não entra.

Primeira coisa que fazemos é enviar um e-mail para nosso querido cliente. Já no email, nossa criatividade voa! Alguns escrevem um e-mail de momento e envia, outros, criam um e-mail mais formal estilo de cobrança mesmo ou até, possuem um sistema que você digita algumas coisinhas e ele dispara um e-mail “semi-automático” para seu cliente.

As vezes, o e-mail seja ele qual estilo for, resolve nosso problema, e obtemos uma resposta do cliente, mas nem tudo são flores! Há clientes que não olham a caixa de e-mail com freqüência, ou então, ignoram tal e-mail, pois não é “importante”, é apenas um aviso do programador/designer/etc…

Depois de uns 3 até 4 e-mails sem resposta, partimos para o “Plano B”.

O Plano B !

Nada de resposta ao email, então, a coisa fica mais grave. Partimos para uma ligação, afinal, teremos certeza de que ele recebeu a informação e não terá mais o pretesto “esquecimento” para não pagar.

Neste momento, algumas coisas podem acontecer:

  • Quem gostaria de falar ? Ah, Sr. Albertino, o Fulano não se encontra no momento, quer deixar um recado ? ¬¬
  • Ele está numa reunião agora, avisarei que você ligou e pedirei a ele que retorne a ligação. Qual seu número mesmo ?
  • Ele mesmo atende e conta uma história qualquer. “Bati meu carro, fiquei no hospital por dias e estou voltando agora! Está tudo enrolado aqui, mas na próxima semana terei novidades a você!”

Nenhuma das respostas padrões acima, é exatamente o que queremos ouvir de um cliente em uma situação destas, e é exatamente por isso que a ouvimos tanto =)

O Fato é que com a ligação alguns clientes lembram-se de nós e cumprem com o acordado, ou então, simplesmente deixam para lá, pois “é apenas o rapaz do site”.

Depois da chuva…

Depois de várias ligações, assim como no e-mail, cansamos e partimos para outras táticas. Em alguns casos, isso é levado a justiça, algo meio extremo e nada amigável; outros casos, o freelancer deixa isso de canto por hora, afinal, uma hora ele vai precisar de atualização; ou então, continua mandando e-mails para bombardear a caixa de entrada do cliente.

Infelizmente esse caso é um tanto chato de lidar, e como consequência isso ocorre com uma freqüência até que alta dependendo do seu público-alvo.

Dicas para reduzir tais transtornos

Essas dicas são totalmente baseadas na minha vivência como freelancer, obviamente, nem sempre será possível aplicá-las ou/e elas funcionarão com você. Vamos a elas:

  • Definir na proposta comercial as datas dos pagamentos e deixá-las frisadas bem antes de fechar.
  • Previna-se! Lembra do e-mail “semi-automático” ? Pois bem, se o pagamento vence no dia 20/12, mande um e-mail para seu cliente alguns dias antes. Algo como 1 email no dia 15/12 e outro no dia 19/12, podem resolver seus problemas de “esquecimento” por parte do cliente.
  • Seja amigável! Não é porque seu cliente não respondeu a seus e-mails que você ligará ameaçando levar o caso a justiça. “Quem não mata, morre.” Sentido figurado, claro
  • Todos passamos por imprevistos, inclusive seu cliente. Então, tente analisar o caso e ver se não é passível de uma solução mais suave para a quitação da dívida.

Essas dicas dependem do seu caso. Isso não é uma receita de bolo que salva seu caixa, mas sim algumas dicas para tentar chegar numa solução legal para ambos lados.


Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina