Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Google Web Toolkit simplifica desenvolvimento Ajax

Novo serviço gratuito do Google ajuda os programadores a trabalharem com Ajax. Transforma programas em Java para web, faz a interface, o JavaScript, integra com CSS... Entenda a lógica da oferta.


Ajax é uma maravilha, mas que dá muito trabalho para programar e por isso, em alguns casos, não é uma boa opção porque pode ficar caro. Bem, talvez eu já não fale mais isso. Explico: o Google lançou um novo serviço que ajuda os programadores a trabalharem com Ajax. É o Google Web Toolkit.

Os problemas de se programar com Ajax

Os programadores, inclusive os do Google, dizem que desenvolver um programa em Ajax, como o Gmail, por exemplo, é um muito chato, pois perde–se muito tempo com bobagens. Isso porque HTML não é exatamente uma linguagem de programação, nem CSS; então, para fazer programas que funcionam pela internet (utilizando Ajax, para funcionar rapidamente) é preciso utilizar o JavaScript.

Aí começam os problemas. JavaScript não é uma linguagem de programação robusta. É cheia de detalhezinhos chatos que podem fazer um programador passar horas para solucionar um problema que seria muito simples em uma linguagem de programação melhor. Além disso, sabe lá Deus porque, cada navegador interpreta o JavaScript de formas diferentes. Então, o coitado do programador, além de agüentar as frescuras de uma linguagem que não é lá essas coisas, acaba tendo que fazer programas específicos para cada navegador. Ou em um detalhezinho da programação, fazer de um jeito para o Internet Explorer e de outro para o Firefox.

Isso ficando somente nestes dois, os mais importantes no momento. Mas para quem se preocupa com acessibilidade mesmo, de verdade, ainda há o Opera, o Safari, entre vários outros. Sinceramente, não dá pra ficar programando e testando em cada navegador, resolvendo os problemas de cada um, etc. Isso é terrivelmente chato e demorado − acredite em mim. Depois que apareceu o Ajax eu ouço muito mais murros na mesa, vindos do pessoal da programação.

Além disso, o programador ainda tem que coordenar quantos scripts serão carregados, para o site não ficar pesado, e quando cada um será carregado. Em alguns navegadores, se o usuário clicar em um botão − que vai fazer algo no programa usando JavaScript − antes da página estar completamente carregada, o navegador pára de carregar o script e dá tudo errado. Vai novamente o programador correr atrás de uma solução…

Como o Google Web Toolkit ajuda

Mas, talvez, tudo isso seja algo que fique no passado, quando nós tínhamos que nos preocupar com essas coisas. Os programadores do Google trabalharam muito com Ajax, fazendo o Gmail, o Google Calendar, o Google Maps, o Google Suggest (ok, já parei…) e puderam sentir na pele os problemas que o Ajax traz.

Para resolver isso eles desenvolveram um framework que os ajuda a programar com Ajax. Eles fizeram isso para o uso deles, para os próprios programadores do Google serem mais produtivos, passando mais tempo jogando hockey ou indo às mini–cozinhas do Googleplex e menos tempo se irritando com os problemas malucos dos navegadores. Mas então alguém lá dentro teve a brilhante idéia de liberar isso para todos os usuários. Esse é o Google Web Toolkit.

Agora funciona assim: o programador pode fazer todo o seu programa em Java, que é uma linguagem muito madura e robusta, mais ou menos como se estivesse desenvolvendo um programa local, e depois o GWT (Google Web Tookit) transforma este programa em web, fazendo a interface, o JavaScript, integrando tudo com o CSS etc. E faz tudo funcionar direitinho em todos os browsers, coordena os scripts, faz da forma mais leve e melhor para o usuário possível.

Outra coisa interessante é que o GWT dá várias bibliotecas de eventos prontos. Então, várias funcionalidades interessantes do Ajax ficaram a meia dúzia de letras de distância do programador, em vez de horas de programação. É como se você pudesse pegar um pedaço do código de alguém e usar

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina