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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O bom estagiário de TI (ou outro qualquer)

Ser estagiário é o primeiro passo para o profissionalismo mas, ao mesmo tempo pode-se tornar um passo para o limbo. Se você é ou será estagiário, veja aqui como aproveitar ao máximo este período e tornar-se um profissional requisitado.

Engraçado que nunca fui estagiário. A vida me tirou do banco da escola diretamente para o profissionalismo e se vão quase vinte anos desde que isso aconteceu. Dizendo isso você pode estar pensando "mas como está escrevendo sobre este assunto se nunca passou por isso?" Bem, eu não preciso ser um hobbit para escrever sobre a Terra Média não é mesmo? A experiência destes anos todos levou-me a ter sob custódia dezenas de estagiários os quais sempre tentei mostrar que aquele período de "molho" era simplesmente uma etapa a ser transposta para o futuro de sua carreria. Neste meio tempo aprendi com eles principalmente como não ser um estagiário. Quer ouvir um pouco? Então vamos lá.

Um pouco de teoria

Pela atual legislação de nosso país (lei aprovada em 27/06/07(1) na Câmara dos Deputados(2)) o estágio é "o ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação metódica para o trabalho de educandos que estejam frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional e de ensino médio". Trocando toda esta fala bonita em miúdos, o estágio é aquela educação dentro do ambiente de trabalho onde o futuro profissional irá exercer sua profissão, servindo para que este possa colocar em prática o que está ou esteve aprendendo no banco da escola, com supervisão de um mentor.

Dito isso alguns leitores poderão já dizer: "mas o estágio que conheço não é nada disso, é trabalho forçado!". Eu sei nobre colega. E não somente eu, mas parece que nossos legisladores também acordaram para o fato que muitas empresas estavam usando o manto do estágio para mão-de-obra barata, principalmente por não incidirem vários impostos e tampouco ser caracterizado vínculo empregatício com a empresa. Mas vamos deixar de lado a questão legal e trabalhista do assunto pois ela pode ser vista em vários sites na Internet(3) e também lendo o projeto de lei aprovado na Câmara. Vamos falar sobre o estagiário, vamos falar de você.

Lembro-me ainda hoje de um dos melhores estagiários que comigo trabalhou. Garotão ainda, tinha acabado de sair da faculdade. Boas notas, se virava bem no inglês e no espanhol e tinha um "quê" de diferente de todos os que entrevistei. Alguma coisa me dizia que ele seria futuramente um ótimo profissional e resolvi contratá-lo. Na primeira semana de estágio, ainda meio fora de forma e duro no teclado, faz um DELETE FROM tabela sem uma cláusula WHERE. Resultado: todo o banco de dados de um dos nossos clientes desapareceu em questão de segundos. Branco como vela, veio me contar sua proeza e saber como poderia voltar atrás, mas já tendo a certeza que estaria no olho da rua. Ao contrário do que pode-se imaginar, somente recuperei um backup com os dados e expliquei que quando se apaga, tem-se dizer o que está se apagando. Para encurtar a história, nunca mais cometeu o mesmo erro, aprendeu e hoje é um profissional que tenho o prazer de, sempre que posso, carregá-lo comigo para trabalharmos juntos.

Voltando da historieta, muitos estudantes odeiam estágio. Alguns inclusive tentam tudo para não estagiar. Acham que é uma grande besteira e somente uma imposição da instituição de ensino que freqüenta. Longe disso, o estágio é o "warm-up" de uma carreira e quando bem aproveitado (e supervisionado) pode se tornar um perfeito laboratório principalmente para aprender como fazer e como não fazer as coisas. Desta forma, o aproveitamento do estágio não é somente uma questão de "cumprir horas", mas sim poder estar na tenra idade diante de bons (ou maus) profissionais que irão balizar aquilo que irá fazer no futuro. E o que você, como estagiário pode fazer para tornar este treino uma pole-position?

Seja responsável

Claro que as baladas, viagens e oportunidades de paqueras mil fazem a cabeça de qualquer garoto pirar. Esta é a época do deslumbre, do descobrimento, da experimentação. Mas responsabilidade deve ser o primeiro ponto a ser levado em questão quando se está estagiando. Tire da cabeça que por não existir um vínculo empregatício com a empresa que você é turista e pode entrar ou sair a hora que bem entender. Também existem tarefas que devem ser feitas e nós, profissionais, pouco queremos saber se por causa de um porre da noite anterior você não terminou determinado código. Isso é problema seu e que está criando um outro problema. Então meu amigo, responsabilidade! Se quer passar o fim de semana na orgia com aquele monumento que conheceu numa balada, sem problema nenhum. Mas não se esqueça que na segunda-feira seguinte estão esperando você no escritório, mesmo que seja numa maca.

Mas a responsabilidade vai muito além disso. Ela passa também pelas questões de informações sigilosas, dos equipamentos que usa e até mesmo pelo que escuta nos corredores. Sempre fique atento no que está fazendo e pense sempre se são corretas suas atitudes. Estágio não é playground, é trabalho e futuro (o seu).

Aquele que é responsável possui pontos muito grandes sobre o gênio indomável. É uma pessoa que pode-se contar sempre e que não precisa ser monitorada constantemente. Mas cuidado, ser responsável não é ser escravo. Jogue limpo para que joguem limpo com você em todas as oportunidades. Faça a sua parte com responsabilidade e aprenda a falar não quando não existe como fazer algo. Milagre é coisa rara até mesmo para os mais fervorosos.

Não tenha vergonha

Você não é um profissional e por isso não é obrigado a saber tudo. Aliás, mesmo os profissionais de longa data não sabem tudo. Diante deste fato não tenha vergonha de dizer "não sei" e inclusive aproveite este "não sei" ao seu favor: "eu não sei como se faz isso, mas vou procurar aprender para lhe dar uma resposta". Com isso, fica caracterizado que você é honesto e também interessado em solucionar os problemas que aparecem em sua frente.

Fuja dos chavões "isso é fácil" ou "isso é bico". Um pequeno código pode se tornar uma dor de cabeça tremenda e você ficar em falta com sua palavra. Dê sempre certeza no que fala, mesmo que seja para "não sei". É preferível um não sei com 100% de certeza do que um "eu sei" com 50%.

Comporte-se

No mundo da programação não é raro ver empresas que aceitam profissionais de todas as tribos. Cabeludos, nerds, roqueiros, almofadinhas e todo o tipo de expressão pessoal. Mas convenhamos, não é nada legal você estar em uma empresa onde todos usam gravatas e você aparecer de skate e camiseta do Sepultura. Nada contra, cada um tem seu jeito e sua forma de ver o mundo. Mas se você não suporta um terno, não invente de trabalhar em uma companhia onde este é o "uniforme" do dia-a-dia. Procure uma que aceita seu jeito de ser (ou que incentive, inclusive) para que possa fazer sua parte sem pressão de todo mundo comentando sobre o "maluco de TI".

O comportamento não é só a vestimenta, mas também aprender a falar e ouvir. Nada mais chato que aquele contador de vantagens, piadas ou pior, de casos. A empresa não é mesa de bar e alguns de seus colegas podem até achar engraçado na primeira vez. Depois, começa a se tornar chato e sua imagem horrível. Cuidado com o que fala e para quem fala. Seu superior não é "meu" e tampouco "mano" e a secretária do departamento não é "aquela gostosa". As pessoas possuem nomes e títulos que, aceite você ou não, devem ser respeitados. Ou você gostaria que seu estagiário o cumprimentasse: "aí mano, certo?!" Coloque-se na posição deles no futuro pois certamente lá estará.

Curiosidade não mata o gato

O que mais prezo numa pessoa é a curiosidade. O questionamento do "por quê" determinada coisa é assim e não assada fez com que tenhamos hoje telefones, carros, aviões, satélites e tudo o que a vida moderna nos proporciona, sendo certamente a grande mola das invenções humanas. Via de regra quando se está na etapa do estágio, se é jovem com todo o gás. Então o necessário é dar vazão a este gás de uma forma direcionada, aproveitando o conhecimento daqueles que já estão na estrada há mais tempo e questionar, perguntar sempre.

A maioria dos estagiários toma uma atitude passiva diante de tudo aquilo que é apresentado, se tornando então um robô. Vá além disso, querendo saber como seu colega chegou a determinado objetivo, que caminhos traçou, como transpôs os obstáculos e anote tudo. Esta bagagem será de grande valia em seu futuro como profissional.

Ser curioso não é visto como um problema, mas sim como uma qualidade pouco aproveitada nos dias de hoje. Entretanto tome cuidado com a dose. Algumas coisas não se deve perguntar pois o nível de responsabilidade ou ainda os perigos existentes no conhecimento sobre determinado assunto podem lhe trazer problemas.

Aproveite-se da empresa

A maioria das empresas (principalmente em TI) possuem uma vasta literatura técnica e também uma profusão de softwares que você pode estudar e ampliar seus conhecimentos. Algumas delas inclusive incitam seus estagiários a estudar além do que a escola ensina, seja por meio de cursos de idiomas, certificações ou ainda cursos internos. Participe de tudo, mostre interesse e amplie seus conhecimentos. Aproveite-se destas oportunidades para melhorar seu currículo e ampliar suas oportunidades no futuro.

Mas aproveitar-se não quer dizer que você pode pegar aquele manual do Counter Strike e imprimir naquela maravilhosa laser colorida em alta resolução. Isso é falta de responsabilidade. Da mesma forma, não faça cópias de softwares que não permitem cópias e tampouco instale em sua máquina aplicativos que não são aceitos. A questão de segurança é muito importante dentro do mundo corporativo e não é feita para dar emprego para determinados profissionais. Esqueça o regojizo de usar a rede corporativa como seu centro de downloads de filmes e músicas. É melhor pegar a grana do estágio e pagar uma linha DSL em casa e deixar sua máquina o dia todo fazendo download (lembra-se da responsabilidade?).

Crie sua rede de contatos

Também conhecida como networking, a rede de contatos é aquela que lhe trará as melhores oportunidades e posições no futuro. Acredite, ela realmente funciona tanto para o lado bom quanto para o lado ruim. Se você é um bom profissional, competente e responsável, certamente seu ex-colega de trabalho ou superior tecerão as melhores palavras sobre você quando precisar usá-los como referência. Mas se ao contrário disso os defeitos superam em muito as qualidades, pode ter certeza que terá que mudar de cidade. Neste aspecto o dito popular que notícia ruim é mais rápida que rastilho de pólvora cabe com perfeição.

Cuidado! Rede de contatos não é Orkut e tampouco Facebook. Se você quer criar uma rede de contatos online, use uma das várias corporativas existentes. As anteriormente citadas servem mais para fofoca do que qualquer coisa. Ademais, não é colecionando figurinhas num site que se cria uma rede de contatos. É necessário efetivamente ter contato com a pessoa, ligar em seu aniversário, convidar para um happy-hour ou almoço, se fazer presente. Da mesma forma, ser solícito quando necessário é algo que sempre conta e também muito lembrando no momento de uma recolocação. Ninguém vai deixar de falar que você sempre ajudou, sempre apoiou e sempre foi "pau prá toda obra". Somente tome cuidado para não se tornar um verdadeiro puxa-saco. Estes morrem afogados.

E no frigir dos ovos

Se você quer realmente ser um profissional, aja como tal. Uma pesquisa(4) realizada por um dos maiores grupos de RH do país em 2004 mostra que somente 6% dos estagiários são efetivados. O problema: falta de profissionalismo. O estágio deve ser visto como parte de sua carreira e não somente como uma tarefa a ser executada. Tenha paixão no que faz e faça bem feito. O mercado procura bons profissionais e estes muitas vezes são ou foram estagiários comprometidos não somente com o que trabalham, mas também com tudo a sua volta. Se você não faz a sua parte, infelizmente não podemos fazer a nossa.

Sucesso!

Fonte: Paulino Michelazzo é desenvolvedor web desde 95 e escreve com regularidade para vários canais na Internet e revistas nacionais e internacionais. Atualmente é Systems Developing Specialist na missão da ONU – Organização das Nações Unidas no Timor-Leste.




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