Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 27 de maio de 2009

5 dicas rápidas para a vida de Freelancer


Não que eu seja tão experiente, mas já passei por caminhos sinuosos nessa estrada dos trabalhos autônomos e já tenho alguma noção principalmente sobre erros que não devem ser cometidos novamente.

Este é apenas um guia de consulta rápida para quem está entrando no ramo de Freelas.

    1. Explique a solução, não a tecnologia. Seu cliente não sabe o que é ajax ou a diferença entre html e php. Então seja claro e mostre sua solução sem entrar em termos tecnológicos.
  1. Seu cliente não está fazendo um favor para você. Você está prestando um serviço, então seja justo com o orçamento (principalmente para você) e saiba dizer não.
  2. Não descanse no PC. Ficar de bate-papo ou vendo sites não vai ajudá-lo a descançar, vá dar uma volta no quarteirão ou tirar um cochilo.
  3. Faça Backups regularmente. Crie uma rotina própria de backups e tenha sempre uma cópia reserva de seus projetos em DVD, Pendrive ou até em um HD espelhado.
  4. Ligue o “Modo Trabalho”. Organize suas tarefas, estabeleça prazos e cumpra-os. Desligue telefones, avise a todos da casa e quando estiver trabalhando não deixe que nenhum fator externo interfira em seu rendimento.

    Fonte: Richard Barros

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina