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quinta-feira, 10 de abril de 2008

O marketing pessoal do freelancer

A tradução da palavra Marketing para o português é um tanto quanto conturbada por diversas definições e empregabilidades, é utilizado para referenciar um conjunto de processos que envolvem criação, processo social, satisfação, vida de um produto, conjunto de estratégias e mais algumas outras…
Pensando sobre o que poderia escrever aqui no blog VidaDeFreela.net, cai em um assunto que diz respeito a todas as pessoas do circo azul, que é o tal de Marketing pessoal.
Com o tema definido, fui buscar mais informações sobre tal para que eu pudesse tecer uma resenha critica com um melhor fundamento para os leitores, a partir daí resolvi dar uma olhadinha no pai dos burros, o melhor lugar onde uma pessoa pode encontrar qualquer que seja a informação sobre determinado tema, em nosso caso, Marketing pessoal.

O que é isto?! é um pássaro? um avião? não….

Volta e meia dentre várias abas abertas no FireFox e procurando um ponto mais específico para me apoiar pensei…

Marketing pessoal é:

  • Marketing;
  • Networking;
  • Pessoas;
  • Social;
  • Clientes;
  • Amigos;
  • Ambiente Colaborativo;
  • Família.

Creio que a partir do ano 0D.G. - Zero Depois do Google -, onde começaram a ploriferar freelancers em uma progressão geométrica como pipocas estourando dentro de uma panela, e que realmente muitas pessoas começaram a publicar conteúdos, ponto de vistas, músicas, sites, tecnologias, também projetos OpenSource cada vez mais populares e com mais colaboradores nas comunidades dando corda para tentar acabar com o imperialismo de grandes empresas as quais cobravam por tudo que conseguiam desenvolver e achavam que tinham desenvolvido, nada se aplica ao post curto descrito logo abaixo…

Um Freelancer é, em sua maioria, um Geek! Participa de círculos sociais, possui amizades, vai a festas, etc, como uma pessoa normal, igual como mandava o figurino nos anos antecessores ao 0A.G. - zero Antes do Google -, era necessário ter muitos contatos os quais se faziam pessoalmente, era preciso chamar atenção e ser uma pessoa muito popular em seu bairro para ganhar credibilidade e, com isso, ter chance de um empresário batera à sua porta convidando-o a trabalhar com ele, mas hoje em dia é um pouco diferente, além de ser tudo o que era, conehcer várias pessoas, precisamos conhecer O DOBRO de pessoas pessoalmente, e em nossas horas de folga, conhecer muito mais pessoas ainda através do facilitador humano, o computador!

O ponto em que quero chegar é que não basta ser boa pinta, vestir um tenis da hora, como vi em uma propaganda ontem a caminho da faculdade:
“Não basta andar com o óculos da moda, tem que ter visão” um busdoor muito tosco

Mas deixa o mal gosto de lado… Voltando ao ponto que me convém neste momento, uma listinha do que se deve levar em conta para ser um bom bom freelancer e uma boa pessoa:

  • vestir-se conforme a ocasião;
  • estar atento às novidades tecnológicas;
  • andar em mais de um círculo social;
  • OUVIR o que outras pessoas tem a dizer;
  • OPINAR apenas se for pertinente, sem fazer comentários abobados;
  • Comentar em blogs;
  • Desenvolver seu blog;
  • Ajudar a comunidade OpenSource;
  • Ser ativo em algum fórum de discussão ou lista de e-mails;

Ou seja, basicamente saber fazer barulho, sem cair do cavalo dizendo tudo sem meias palavras! Seja original, seja amigo, verdadeiro, tenha caráter e cumpra com todas as suas obrigações no prazo. Este último é uma das coisas mais importantes para você não ter sua imagem pessoal prejudicada.

Para cada ato ruim de sua parte, no mínimo é necessário três atos bons para voltar ao último nível de status que possuia perante uma determinada pessoa. O seu dia-a-dia é seu livro de visitas, cumprimente, sorria, esforse-se. Seja alguém e não algo.

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