Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Sou free mas não quero sofrer


Quem já não foi confundido com um desocupado aí levanta a mão! Pois é, freela que é freela sempre é confundido com um desocupado que brinca de internet e fica o dia inteiro no MSN. Perigos da nova profissão!

Tem gente que acha que trabalho deve ser sinônimo de martírio e que fazer o que se gosta não passa de hobbie e passa tempo. Esses dias mesmo eu estava vendo no programa dominical Fantástico, uma reportagem sobre a proibição de babás nas piscinas do condomínio. Ué, o que tem de mais as babás irem pra piscina, elas não estarão cumprindo as tarefas de qualquer maneira, não estarão fazendo seu devido trabalho? Nãaaaaao, piscina é lazer e sentir prazer no trabalho não vale! Faça-me o favor…

Trabalhar em casa também é parecido. Eu tenho meu canto aqui no meu “home-office” (coloco entre aspas porque é meu quarto mesmo), fico descalça a maior parte do tempo e de camiseta e bermuda, daí minha mãe entra no quarto e me pergunta que horas eu vou fazer o arroz. Mãaaae, tô trabalhando! Em casa? É!!!

Freelancer também tem obrigações, prazos e não é porque eu vou pro cinema numa terça-feira às onze da manhã que eu não trabalho. Isso precisa mudar, então sugiro umas dicas que podem ser bastante úteis.

A primeira delas é deixar claro para as pessoas do seu convívio e da sua casa que você também é um profissional (não “sobrinho”!) e que está ganhando seu dinheiro e que muito dos seus contato de clientes e parceiros ficam no MSN.

MSN… Boa, se você estiver trabalhando, então crie um MSN de trabalho e um de lazer, exatamente para não dispersar e confundir os assuntos. Porque fica complexo se concentrar sabendo que aquele gato que você quer sair neste fim de semana está online.

Segunda: Estipule prazos e metas. Compre um daqueles quadros de cortiça que vende na Kalunga e crie uma tabela de jobs, prazos e metas, além de cumprimento de horário. É difícil pra um freela ter disciplina, ô se é. Afinal, nós somos o próprio chefe e se formos legais demais conosco mesmo a coisa não vai.

Terceira: Não é só porque você está em casa que você tem que ficar 20 horas na frente do computador trabalhando e brincando, jogando, cantando… Vá fazer uma academia durante o dia que tá mais vazia, não faça lá pelas sete da noite que lota e você só enrola! Pega um cinema, se você curte a própria companhia, vá fazer uma feira, coma frutas, acorde cedo e saia de casa pra se inspirar, ver coisas novas!

Fonte:Fernanda Prevedello

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina