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domingo, 7 de outubro de 2007

Boas práticas do e-mail marketing são bem simples

Ainda não apareceu forma mais eficiente e barata de promover campanhas diretas. Permissão é essencial, mas mesmo assim evite ser confundido com spammer.

E-mail marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer marketing direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de marketing de permissão esteja cada vez mais presente.

Existem algumas dicas para facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes. Hoje vamos apresentar ações práticas para aplicar em suas próximas ações.

Apenas e-mails solicitados e compromisso antispam -
É comum a associação de campanhas estruturadas de e-mail Marketing com ações mal intencionadas de spammers. Por isso, nunca envie e-mail não solicitado, isso é prejudicial no curto e longo prazo e você pode cair no descrédito de clientes potenciais.

O cadastro dos usuários deve ter dupla confirmação (double opt-in): uma solicitação de recebimento e confirmação via e-mail da intenção. Divulgue sempre seu compromisso antispam e sua política de privacidade quanto às informações dos clientes.

Evidencie o “from” e e-mail de retorno válido -
Muitos usuários abrem apenas e-mails de pessoas conhecidas. Evite mandar e-mails em nome de sua empresa se a comunicação for profissional (de vendedor para cliente, de gerente para funcionário), identifique o remetente e não apenas o nome da empresa.

Certifique-se de que o e-mail de retorno é válido, pois é comum usuários responderem às ações. Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente.

Permita o descadastramento (unsubscribe) –
A preocupação número um de uma boa política antispam é garantir que o usuário tenha uma forma simples, através de um único clique, para solicitar cancelamento do envio de mensagens. Empresas com necessidades mais específicas permitem que o usuário faça parte de mais de uma lista de distribuição: nesses casos, é necessário que o usuário possa cancelar o recebimento de uma única lista ou de todas, com apenas uma solicitação.

Planeje muito bem o “assunto” (subject) da campanha -
É comprovado que o assunto é fator determinante na escolha entre ler, apagar ou ignorar seu e-mail, além de ser um dos primeiros ítens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers.

Para melhor atingir seu público:

  • tenha criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa
  • instigue o usuário a ler seu e-mail, é comum ele ter mais 50 mensagens na lista para leitura
  • escreva um assunto relevante, se o usuário não encontrar nada relacionado no conteúdo ele ficará frustrado
  • personalize com informações do usuário e reforce sua marca/produto, o usuário terá mais confiança ao clicar
  • sempre que possível, use uma pessoa diferente de quem criou o e-mail para redigir o assunto
  • faça um teste com os emails que você recebe: quais assuntos mais lhe atraem? Use a mesma inspiração
  • evite usar textos muito longos, cada leitor de e-mail mostra um número de caracteres como limite, 50 é um número razoável
  • teste bastante, envie um assunto, troque o estilo, o redator e acompanhe os resultados, seus usuários dirão melhor que qualquer um se o assunto está sendo eficiente.

Lembre seu público que ele o conhece -
Com a infinidade de boletins, blogs e sites que oferecem opção para recebimento de newsletters, é comum que usuários se esqueçam de alguns cadastros realizados. Sempre que possível, identifique no cabeçalho ou rodapé do e-mail o motivo da comunicação: “você está recebendo essa mensagem porque…”

Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente. Um guia completo com as boas práticas em e-mail marketing está disponível gratuitamente para download aqui.

Sobre o autor
Fabio Nunes (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da Zartana e Navita e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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