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segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Briefing, você tem que fazer. Siga este roteiro.

As pessoas entopem seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.

Confie nessa vozinha insistente que diz: ”Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild

Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.

Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.

O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!

Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.

Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.

Modelo de briefing de criativo

Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:

Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do negócio

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(deixe um espaço aqui)
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Objetivo desta comunicação

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(deixe um espaço aqui)
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Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

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Estratégia

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Público alvo

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Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
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Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
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(deixe um espaço aqui)
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Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
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(deixe um espaço aqui)
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Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
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(deixe um espaço aqui)
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Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
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(deixe um espaço aqui)
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Orçamento:
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(deixe um espaço aqui)
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Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
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(deixe um espaço aqui)
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Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)

Mãos à obra

Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso

Por Renato Fridschtein

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