Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 9 de setembro de 2007

Otimizar um site para buscadores é torná-lo relevante

Não adianta o profissional SEO usar um repertório de truques para artificialmente destacar um site. A idéia é deixá-lo útil e importante para o público que procura o conteúdo que o site possui.

Muitas pessoas podem pensar que SEO é uma prática antiética e trapaceira, uma tentativa de manipulação dos resultados da busca. De fato isso acontece porque alguns SEOs têm essa mentalidade. Porém, a otimização não deve ser tratada como uma prática desonesta.

Para quebrar essa mentalidade, devemos entender claramente a função dos mecanismos de busca. Assim, a otimização será mais aceita pelos empresários e o marketing em buscadores dará um grande passo.

Primeiramente, devemos ter em mente que a web é construída por um grande número de usuários e cada um deve zelar pela funcionalidade e pelo bem-estar dela. É uma comunidade global.

Mecanismos de busca são instrumentos que organizam o que foi construído. São instrumentos criados para beneficiar os usuários da rede, para servir e trazer conforto a essa comunidade.

Os mecanismos de busca foram criados para que os usuários pudessem encontrar documentos relevantes sobre um determinado assunto na internet.

Por que a exibição dos resultados é ordenada por relevância e não por outra ordem qualquer, como a alfabética? Porque os usuários perdem certo tempo para passar de uma página de resultados para outra e porque o número de documentos encontrados é muito grande. A ordenação por relevância é a mais adequada porque o usuário precisa de muito tempo para olhar documento a documento.

Resumindo: a função dos buscadores é servir o usuário, mostrando o resultado mais relevante em primeiro lugar, para que ele ganhe conforto e rapidez e encontre logo a informação desejada. Do contrário o serviço de buscas não seria tão útil. Nunca devemos nos esquecer de que a internet deve ser centrada no usuário.

Se um site não consegue atendê-lo, é logo descartado. Quando o usuário não encontra o que quer no primeiro resultado, ele sai e procura no segundo resultado e assim sucessivamente. Portanto, para os sites não basta conseguir o primeiro lugar a todo custo se não possuem o conteúdo procurado.

O que é otimização

Também é necessário entender o que é otimização. O que significa otimizar? É deixar algo no estado ótimo, no ponto ideal. É tirar o que atrapalha, o que é desnecessário, e acrescentar o que é preciso. É não deixar nada importante faltando, é deixar usável.

Então, o que é otimização de sites para buscadores? É a união dessas três idéias. É fazer com que um site mereça o primeiro lugar, é torná-lo relevante e extremamente útil ao usuário. Como membro da comunidade global que é a web, o profissional SEO deve colaborar com os buscadores e ser responsável pela manutenção dos resultados. É como se esse profissional fosse um bibliotecário.

Então entendemos o que é SEO: é a otimização geral de um site, é a colaboração para o serviço dos buscadores.

No próximo texto continuaremos abordando as conseqüências de diferentes mentalidades encontrada no profissional de otimização de buscadores – quando ele atua como inimigo dos mecanismos de busca e quando o profissional SEO é amigo desses mecanismos.

Por Ivo Saldanha

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina