Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

SEO na prática

SEO na Prática

O SEO(Otimização para Ferramentas de Busca) muitas vezes é visto como magia negra, por conta de práticas não muito éticas empregadas por alguns profissionais, porém, quando bem utilizada, torna o seu site melhor de ser navegado e conseqüentemente, melhor posicionado nas ferramentas de busca. O objetivo não é ficar em primeiro lugar e sim tornar o seu site legível para as ferramentas de busca.

Antes de mais nada, tenha em mente que este é um trabalho à longo prazo. O seu site deve ser cuidado como uma árvore. Não basta plantar a semente e esquecê-la. A chance de passar um esquilo e comer a semente é grande.

Para que você otimize o site, existem dicas práticas. Comece pensando nos seguintes ítens:

- Conteúdo.
- Navegabilidade.
- Página.
- Submissão de site.
- Palavra-chave.
- Links relacionados.

Conteúdo

Tenha um conteúdo de qualidade relacionado ao assunto que o seu site trabalha. Se o site é de uma oficina mecânica, fale sobre peças novas, dicas de manutenção, veículos novos... Tenha um página atualizada, viva, afinal, na internet todo dia surgem coisas novas. Se possível, tenha uma novidade por dia!

Navegabilidade

Todas as páginas do seu site devem ser alcançáveis a partir da raiz, afinal a Web é baseada em hyperlinks de documentos. Se uma página não tem nenhum link apontando para ela, que serventia ela tem? Tenha também um mapa do site para facilitar a vida do seu visitante. Além de ser uma página com a estrutura completa de navegação, ela também serve para que as ferramentas de busca possam "garimpar" todas as suas páginas.

Página

Tenha em mente a simplicidade. Sua página deve ser leve e legível pois as ferramentas de busca lêem apenas textos. Evite imagens, javascript ou flash para mostrar informação. Procure usar os padrões da web. Se for usar imagens, use a tag ALT para descrever o que é a imagem. Esta regra serve para ajudar inclusive pessoas com deficiência visual a poderem navegar pelo seu site. Não esqueça de colocar o título da página, os títulos do documento e colocar uma página válida no ar.

Submissão de site

Ao contrário do que muitos livros orientam, prefiro que as ferramentas de busca me encontrem por links que levem a página. Submeter o site para diversos cadastros pode fazer mais mal do que bem. No máximo, cadastre-se no DMOZ. O DMOZ é um diretório de sites. Ele é o Open Directory Project (ODP) da fundação Mozilla, famosa pelo navegador Firefox. Várias ferramentas de buscas a utilizam como Google, AOL, Lycos, HotBot e outras. Dependendo do orçamento disponível, vale a pena pagar o cadastro no diretório de sites do Yahoo!.

Palavra-chave

Se o seu site trata de pelo menos um assunto, ele tem uma palavra-chave(ou conjunto de palavras) que sejam relacionados ao conteúdo. A palavra deve constar na página, pois se o seu site se trata de uma oficina, com a página será encontrada se a palavra não aparece no texto? Outro detalhe é que normalmente as pessoas procuram não por apenas uma palavra e sim refinam a busca usando mais de uma palavra. Quando procuram por oficina para consertar seu carro, elas escrevem: "oficina mecânica", para evitar de encontrar oficina de arte ou oficina de teatro.

Links relacionados

Coloque links para páginas relacionadas ao seu assunto para que o leitor tenha a opção de se aprofundar no assunto. Se possível tenha também o seu link em páginas relacionadas, mas atenção: se você linkou para uma pessoa, ela não tem obrigação de linkar para você. Na internet reina a democracia e a liberdade.

Conclusão

O SEO é a prática de ter um site racional. A otimização de sites não chega a ser uma grande novidade pois muitas destas dicas nos já fazemos no dia a dia, mas que devem ser levadas em conta na hora de se publicar na web. Lembre-se: tudo com bom senso e ética.

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina