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quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Como lidar com a briga qualidade versus prazo

O profissional que atua em projetos web tem recursos para sair-se bem diante das dificuldades de entregar um trabalho de qualidade mesmo em regime de urgência.

Quem trabalha na área de TI, projetos web e marketing ligado a projetos de tecnologia enfrenta sempre o desafio de equacionar qualidade e tempo na execução de seus trabalhos.

Esta preocupação é uma dificuldade que a maioria das agências digitais enfrenta hoje em seus projetos.

Grande parte do problema ocorre porque a maior parte das empresas (os clientes) ainda não sabe o que fazer na internet e estão na web quase como uma obrigação e não como um diferencial.

Outro ponto é a herança deixada pelas agências de propaganda tradicionais, cujo modelo de negócio não se encaixa para a internet.

Se por um lado não podemos esquecer das contas do final do mês, por outro, a qualidade é o que vai garantir o sucesso contínuo do negócio e consequentemente do nosso trabalho.

Então como manter a qualidade do trabalho quando o cliente o quer “para ontem”?

Cabe aos profissionais competentes e sérios o papel de mostrar ao cliente a importância do planejamento em projetos web, seja esse um projeto pequeno e simples ou um enorme e completo projeto web.

Analisando nossa tarefa hoje em dia, podemos dizer que estamos em um processo de catequização, batalhando para mostrar ao mercado que a qualidade é fundamental. E, como em todo processo de ensino ou de mudança de cultura, é necessário ter paciência, ser flexível e ter persistência.

Algumas dicas

Briefing e análise de requisitos: Um bom projeto tem que ter um bom briefing e muitas vezes um briefing bem feito é o responsável pelo sucesso do projeto.

Prazo e cronograma de trabalho: Após ter o briefing em mão, defina um cronograma de trabalho e seja firme em relação ao prazo. Nunca prometa o que não irá poder cumprir.

Documentação: Documente o que é feito e conversado com o cliente. Você não vai querer ouvir “- Mas eu disse isso” ou “- Eu não pedi isso.”

Paciência e flexibilidade: Seja paciente e flexível. Identifique em que ponto da curva de aprendizado o seu cliente está e faça as adaptações necessárias em sua metodologia de trabalho para adequar ao cliente sem perder o foco.

Metodologia: Para finalizar, crie a sua metodologia. Estude tudo o que existe hoje no mercado para gestão de projetos e qualidade e adapte para a sua empresa e sua equipe o que há de útil nessa teoria.

Ao observar estes pontos, temos já uma boa base para lutar pela qualidade.

Por Rafael Stein

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