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terça-feira, 18 de setembro de 2007

Usabilidade

Não confunda usabilidade com acessibilidade:

- usabilidade é aplicada para que os usuários naveguem sem dificuldades em websites ou consigam um aproveitamento melhor em softwares. É definida como a qualidade de interação de uma interface e seu usuário.

- acessibilidade é o termo usado para definir usabilidade para as pessoas com algum tipo de deficiência. Saiba mais.

Programas

Em todo programa se encontram menus com seu conteúdo. Para facilitar ainda mais encontramos barras de propriedades, de ferramentas, janelas etc.

Os menus são de grande ajuda nos programas e podem ser intuitivos:

- para salvar um arquivo? menu arquivo.
- minha janela sumiu! menu janela.
- como retiro essa seleção? menu selecionar.
- e para exibir as guias ou grades? menu exibir.
- como vou formatar o texto? menu texto

Até um menu de ajuda podemos encontrar nos programas.

Sites

Consideramos que um site tem um problema de usabilidade, quando o usuário encontra dificuldades em realizar determinada tarefa por meio da interface, muitas vezes ele não sabe como retornar a página anterior. Esses problemas são frequentemente encontrados em páginas criadas em flash. Quem nunca se deparou com introduções gigantescas e demoradas que retardam o acesso as informações desejadas?

Pensando justamente em sites com muitas animações que em sua maioria dificulta a usabilidade do site, a Macromedia desenvolveu o Macromedia Flash Usability. No site o visitante encontra estudos de usabilidade em formato PDF, dicas práticas e estudos de casos, tudo voltado para o Flash. Espero que ele não mude endereço.

Iniciante

Segundo Jakob Nielsen o iniciante em criação pode pecar justamente com esses três erros:

- optar por um design maravilhoso que acaba não sendo visto porque ninguém tem paciência de esperar carregar;

- adotar uma estrutura organizacional que mais parece a ordem hierárquica da empresa e que não reflete as necessidades do usuário;

- exibem informação demais. O que é fácil de ler no papel, on-line leva o usuário a deslizar pelo texto em vez de ler com cuidado. As telas atuais não chegam perto do conforto de uma revista no aconchegante canto de sofá
Há outros problemas que podem ser citados tais como: falta de informações para contato, informações desatualizadas, formulários de pedidos longos, requisitos de softwares para download, funções de e-commerce muito complicadas, etc.

Testes de usabilidade

Os testes de usabilidade são de grande ajuda para definir o grau de dificuldade do usuário para com a navegação do mesmo. A empresa por meio deste teste conseguirá corrigir o problema de imediato, evitando assim mudanças drásticas no layout que poderiam levar dias.

Uma vez identificado o problema de usabilidade, o seguinte passo é procurar uma solução adequada.

É importante atribuir a cada problema de usabilidade um grau de severidade. O grau de severidade pode ser avaliado como relação ao impacto (grave, importante ou impacto menor) sobre a realização de tarefas e freqüência com o qual o problema ocorre.

Grave

Usuários precisam de mais de 2 minutos sem progresso na realização da tarefa. Usuários abandonam a tarefa ou demonstram stress na realização da mesma. Usuários não concluem a tarefa.

Importante

Usuários gastam até 2 minutos e obtém êxito na realização da tarefa. Usuários podem demonstrar stress visível ou perda de qualidade de interação.

Impacto menor

Usuários encontram o problema mas conseguem contorná-lo sem prejuízo importante para a qualidade de realização da tarefa.

Eis um exemplo aplicado por algumas empresas:

01. O avaliador recebe o participante, o cumprimenta e o convida a se sentar e se sentir confortável e relaxado.

02. O avaliador entrega ao participante o Questionário para Identificação do Perfil do Participante.

03. Após completar o questionário, o participante recebe o Script de Orientação do teste. O avaliador lê o script junto com o participante reforçando que o anonimato do produto deve ser mantido após os testes e que o centro da avaliação é o produto e não o participante em si. O participante deve ser informado que ele estará sendo observado e filmado e que a integridade do participante será totalmente resguardada, sendo utilizada a observação e as imagens somente para fins de análise do teste. O avaliador deve reforçar outras informações constantes do script e retirar dúvidas do participante sobre a sessão de teste.

04. Após serem passadas as orientações, o avaliador informará ao participante que ele pode utilizar o sistema livremente durante cinco minutos.

05. Passado este tempo, o avaliador irá orientar o participante a retornar à Área de Trabalho do Windows (se for o caso) e será entregue a lista de tarefas para execução. Os acontecimentos observados pelo avaliador deverão ser registrados no formulário de Coleta de Dados pelo Avaliador (Anexo 6). Um outro integrante da Tools Corporation irá cronometrar e registrar o tempo gasto na realização das tarefas.

06. Depois de completadas todas as tarefas, o avaliador irá entregar ao participante o Questionário de Avaliação do Sistema pelo Participante para ser completado.

07. Depois que o participante acabou de completar este questionário, o avaliador informará que será dada uma pausa de dez minutos para o café.

08. Passada pausa para o café, terá inicio a sessão de questionamento do participante sendo usado como guia o formulário de Tópicos para Questionamento. Outros tópicos além dos descritos neste formulário deverão ser acrescentados de acordo com os acontecimentos ocorridos durante o teste.

09. O avaliador agradece ao participante, entrega-lhe um brinde por sua colaboração
e se despede.

É claro que para um site pequeno não é necessário tantas regras para com os testes de usabilidade. Para avaliar o seu site, chame um amigo que não saiba muito de informática ou pessoas que não estejam envolvidas no projeto.


Jakob Nielsen

Existe um livro chamado "Homepage: Usabilidade: 50 Websites Desconstruídos" por Jakob Nielsen. O mesmo trata dos princípios de usabilidade na web. Nielsen também é autor de um outro livro bacana chamado "Projetando Websites".

Apesar de Nielsen falar umas boas verdades, tome cuidado. O visual não prejudica a usabilidade quando bem empregado, mas os mestres da usabilidade costumam prejudicar o visual com o exagero de seus critérios. Tire suas próprias conclusões

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